Abudo orgânico inoculado com ME’s

Quando falamos em adubação orgânica devemos levar em consideração que alguns nutrientes só serão absorvidos pelas plantas após a atuação de microrganismos benéficos, a ação desses microrganismos degrada da matéria orgânica e libera os elementos no substrato que poderão assim ser absorvidos pelas raízes através de diferenças de pressão osmótica. Existe grande variedade de microrganismos que exercem esta função sobre as matérias orgânicas presentes no solo, mas o que buscamos aqui são os chamados microrganismos eficientes ou ME que fazem este processo de maneira mais eficaz para as plantas, tanto qualitativa como quantitativamente, esses microrganismos podem ser obtidos de diversas maneiras ou até comprados (vide post anterior). Não tenho a intenção de listar todas as opções de obtenção de ME’s aqui, mas é fácil obter informação na internet sobre isso. Vou apenas descrever a receita que uso e que tem me dado ótimos resultados para bonsai e com um excelente custo benefício. Os microrganismos eficientes que uso são provenientes do BOKASHI, mas podem ser obtidos através de diversas fontes. A receita é a seguinte:

  • 3 partes de esterco curtido (vaca ou cavalo)
  • 1 parte de farinha de ossos
  • ½ parte de cinzas de madeira (não serve cinzas de churrasqueira)
  • 1 parte de torta de mamona
  • 1 parte de esterco de frango
  • 1 parte de BOKASHI

Se optar por fazer as pastilhas acrescentar água e farinha de trigo para dar liga e deixar secar protegido por tela para impedir o acesso das moscas. Notem que com um quilo do adubo contendo ME’s é possível fazer até sete quilos de adubo inoculado. As pastilhas eu uso nos vasos pequenos onde não há espaço para os vasinhos emborcados para baixo, nos vasos maiores eu uso esses vasos como porta adubo, neste caso com a versão farelada do preparado. Os vasos e os sacos, tem a função de evitar o odor desagradável, o acesso das moscas, e permitir uma liberação lenta dos nutrientes. O adubo deve ser substituído a cada 2 meses (veja as imagens abaixo).

Aspecto do adubo farelado depois de misturados todos os ingredientes.
Pastilhas depois de dois dias de secagem, já repletas de micorrizas.
As pastilhas são colocadas dentro dos saquinhos para impedir as moscas de depositar ovos.
Saquinhos usados como porta adubo. Podem ser reutilizados várias vezes.
Esses vasinhos são usados com o adubo farelado puro.
Em 40 dias após a colocação do adubo as raízes se multiplicam rapidamente.

Uso este adubo há mais dois anos com excelentes resultados, para mudas, pré-bonsai e bonsai, não aumenta os entre-nós e mantém as plantas saudáveis. O custo benefício é muito bom, e se for usado conforme descrevi não causa mau cheiro nem atrai moscas. 

obs.: Gostaria de deixar bem claro que não sou patrocinado por nenhum fabricante de adubos ou qualquer outros produtos e nem vendo esse adubo que produzo apenas para uso próprio, relato apenas minha experiência prática após inúmeras experiências com diversas opções e somente após constatar que realmente funcionam bem a um bom custo benefício, ponto que dou muita importância, faço a divulgação. Venho salientar também que cada região tem suas facilidades de obtenção de matéria orgânica, usem as peculiaridades da sua região em seu favor, experimente, faça testes e não se prenda a fórmulas mágicas a custos elevados, no Brasil existe uma grande variedade de biomassas orgânicas que podem entrar nesta composição de adubo inoculado, que a meu ver até agora é o que tem me dado os melhores resultados. 

 © Porto Bonsai

Deixe um comentário