Adubação

A adubação é um fator importantíssimo para qualquer pessoa que pretenda cultivar, não só bonsai, mas qualquer tipo de vegetal precisa conhecer ao menos os seus princípios fundamentais.
As plantas se utilizam de macronutrientes e micronutrientes para o seu desenvolvimento, os macronutrientes são o nitrogênio (N) o fósforo (P) potássio (K). Quando pensarmos em nutrir um bonsai devemos ter em mente o estágio de desenvolvimento da planta, ou seja, trata-se de uma uma jovem em desenvolvimento ou uma exemplar adulto ? Se adicionarmos um adubo com muito nitrogênio iremos estimular o crescimento vegetativo da planta e as folhas irão crescer muito e a planta toda irá crescer, ao passo que, se ministramos um adubo com um teor de potássio maior, a frutificação e florificação terá um incremento maior. A adubação é feita normalmente a cada 40 dias em doses suaves para não causar estresse à planta.
Existem adubos químicos que podem ser sólidos ou líquidos e adubos orgânicos preparados, e como no caso dos substratos, também existem diversos materiais que podem ser usados. Devemos optar por aqueles que estão disponíveis. Abaixo vou listar alguns materiais usados mais comumente para adubação orgânica:

Torta de mamona,
Farinha de ossos,
Esterco curtido,
Torta de algodão,
Etc

Uma fórmula que utilizo com muita frequência é fazer adubo orgânico é misturar 80% de torta de mamona e 20% de farinha de ossos, administrada a cada 2 meses. Quanto a adubação química, devemos nos ater às instruções do fabricante com muita atenção, pois um erro pode até mesmo matar uma planta por excesso. Quanto ao custo, existem adubos importados muito caros, os quais eu não recomendaria ao iniciante, pois os adubos mais baratos sejam eles orgânicos ou químicos se usados corretamente dão ótimos resultados. Para citar alguns adubos químicos:

Granulado 10-10-10,
Granulado 4-14-8,
Adubos líquidos 9-6-8
Osmocote de liberação lenta,
Etc

Os adubos granuados são facilmente encontrados até em supermercados e devem ser utilizados com muito cuidado poi liberam grande quantidade de macro nutrientes em um curto espaço de tempo, os adubos líquidos podem ser usados tanto como foliares como nas raízes também, já os adubos osmocote são adubos químicos de liberação lenta com fórmulas de 3, 5 ou 8 meses para liberação dos nutrientes, é uma excelente opção para o bonsaísta, mas que ainda não é tão difundido, e tem um custo mais alto que os outros adubos e não é tão facilmente encontrado.

Adubo em pastilhas:

Pellets2É possível também fazer adubo orgânico em pastilhas, que vai proporcionar uma liberação de nutrientes mais lenta e com a facilidade de poder ser armazenado para utilização posterior. Na página Adubo em Pastilhas você encontra a receita passo a passo.